quinta-feira, 30 de julho de 2015

HRA - Deputados de oposição constatam vários problemas no hospital

Um grupo de deputados da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco iniciou nesta quarta-feira (29) visita a unidades de saúde do interior do Estado. Em Caruaru, a visita começou no Hospital Regional do Agreste (HRA), onde vários problemas foram denunciados ao Ministério Público.
Os deputados Silvio Costa Filho (PTB), Augusto César (PTB) e Edilson Silva (PSOL), presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe, conferiram também uma série de obras que não foram concluídas. Fechado em 2004, o Hospital São Sebastião teve reformas iniciadas em 2012, com investimentos de mais de R$ 7 milhões e previsão de entrega para janeiro de 2013. A entrega do hospital já está atrasada há quase três anos.
“Caruaru e praticamente todos os outros municípios do Agreste necessitam do atendimento deste hospital regional. Mas a situação é calamitosa. Há superlotação, falta de leitos, longas filas de espera para cirurgia. O quadro chegou a tal ponto que o Ministério Público, por meio de uma Ação Civil Pública, cobrou a responsabilidade do Governo do Estado”, relatou Silvio Costa Filho.
Outra unidade de saúde atrasada em Caruaru é o Hospital da Mulher. Os investimentos são da ordem de R$ 46 milhões. Iniciadas em maio de 2013, as obras deveriam ser concluídas em julho do ano passado. O hospital já poderia estar ofertando 160 leitos, sendo 36 para procedimentos de alto risco, e ainda UTI, além de uma Casa da Gestante. Outras obras inconclusas são o complexo de polícia científica (3 anos atrasada) e uma Escola Técnica Estadual (410 dias de atraso).
Para o deputado Augusto César, as dificuldades encontradas pelos deputados no Agreste se estende às outras regiões de Pernambuco. “Recentemente, tivemos um pedido de interdição do IML que funciona em Caruaru. O sucateamento do instituto também é identificado no Recife e em Petrolina. E lembro que um município como Serra Talhada, no Sertão, aguarda há anos a instalação de uma unidade do IML”.
O deputado Edilson Silva, por sua vez, afirmou que a gestão Paulo Câmara tem se notabilizado pelo acúmulo de problemas sem apresentar propostas de solução. “Além do quadro identificado pelas visitas da Bancada de Oposição nas regiões, o governo do Estado não tem dado as devidas respostas a questões como a crise no sistema prisional, a situação precária das UPAs e o aumento da violência no Estado”, listou.
Após cumprir agenda em Caruaru, os deputados estaduais foram a Gravatá onde conferiram as obras paralisadas da rodovia PE-87 (que dá acesso ao distrito de Uruçu-Mirim) e a PE-78 (que liga Gravatá a Passira).
Fonte: Radio Liberdade

sábado, 25 de julho de 2015

Em reunião em Caruaru, a direção do SEEPE informou que vai acionar a Justiça do Trabalho contra o Governo do Estado



Na manhã desta sexta-feira (24) a direção do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE) esteve reunida com alguns enfermeiros da 4ª Gerência Regional de Saúde (4ª GERES) em Caruaru para discutir a questão relacionada ao plantão extra que é pago pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) aos profissionais lotados nos hospitais da rede estadual.
Estiveram presentes na reunião a presidente da entidade, Berenice Garcês, o diretor de imprensa e comunicação, Dayvson Monteiro, a diretora do conselho fiscal, Marta Duarte, Wagner Miranda e o assessor de assuntos institucionais, Luciano Lima.
Logo pela manhã a presidente concedeu uma entrevista a algumas emissoras de TV local, onde reforçou o convite aos enfermeiros e respondeu algumas perguntas relacionadas ao tema que iria ser discutido na reunião.
A diretoria do SEEPE tem viajado pelo interior de Pernambuco pregando a unidade da categoria para os desafios a serem enfrentados com o agravamento da crise econômica que tem refletido diretamente no bolso e na vida profissional de cada um.
O encontro em Caruaru, apesar de ter sido convocado através do site da entidade e também pelas redes sociais, a reunião contou apenas com três enfermeiras, tamanha a importância que a categoria tem dado aos temas do seu próprio interesse.
A reunião iniciou com a apresentação dos representantes do SEEPE e os informes sobre a atuação da entidade junto ao governo estadual e SES/PE pleiteando melhores condições de trabalhos e salário digno aos profissionais da enfermagem. Segundo a Berenice Garcês, o sindicato irá impetrar junto a Justiça do Trabalho uma ação reivindicando os direitos trabalhistas dos enfermeiros que atuam nos hospitais públicos do Estado sem vínculo empregatício, ou seja, os que dão plantão extra e recebem seus salários através de empenho.
O sindicato tem se empenhado, segundo a presidente, para exigir do Governo do Estado a nomeação dos candidatos aprovados no último concurso realizado pela SES/PE, onde foram aprovados 386 enfermeiros, destes apenas 77 foram convocados e já estão exercendo suas atividades nos hospitais da rede estadual. A entidade já protocolou junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/PE) e no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), respaldada pelos relatórios de visitas feitas em várias unidades de saúde, uma representação onde mostra a real necessidade de convocação dos enfermeiros aprovados.
A ausência dos enfermeiros de Caruaru na reunião realizada no auditório da Secretaria de Participação Social reflete o descrédito da categoria, pois o sindicato tem se mantido distante dela, nem a luta encabeçada por várias entidades pela aprovação das 30 horas, os profissionais da área não se sentem representados.
É preciso repensar a forma de atuação do SEEPE junto aos seus filiados para que esse déficit de credibilidade possa diminuir, pois sindicato nenhum é forte apenas pelo nome, é preciso lutar para ter o respeito e o reconhecimento da categoria.
Fonte: A Hora da Renovação

quinta-feira, 23 de julho de 2015

HRA - Direção geral da unidade desrespeita decisão do governador Paulo Câmara




As nomeações feitas pelo governador Paulo Câmara e publicadas no Diário Oficial do Estado de Pernambuco (DOEPE) da semana passada (16/7), foram desconsideradas pela direção do Hospital Regional do Agreste (HRA). Na semana da nomeação, o diretor unidade, José Bezerra, convidou os enfermeiros e apresentou ao invés da enfermeira Maria Gorete do Nascimento Silva, como a Superintendente de Enfermagem (símbolo DAS-3), ele surpreendeu a todos, o nome apresentado foi o do Coordenador de Enfermagem do Hospital das Clínicas (HC/UFPE), Rodrigo Bezerra Pires, que segundo o DOEPE, ele foi nomeado como Assessor Técnico de Gerência de Engenharia e Manutenção (símbolo CAS-2).
Segundo informações de bastidores, a justificativa da direção do HRA para a lambança é que o erro foi do governador que trocou os nomes na hora  nomear os novos gestores, mas esse lapso foi corrigido no gabinete do Bodocó, que acredita ter autonomia para desfazer uma determinação vinda do Palácio do Campo das Princesas.
Na dança das cadeiras, a Gestão de Manutenção foi aceita pela Enfermeira Gorete, que se submeteu ao intrigante esquema, contrariando uma decisão de governo, pelo simples fato de nunca ter recebido uma gratificação pelo exercício de um cargo de gestão.
A decisão da nova chefe de manutenção decepcionou toda a categoria, pois acreditava na sua assertividade, mas depois dessa, ela mostrou de que lado sempre esteve.
Comenta-se que quando a Gorete é questionada sobre essa confusão, ela afirma que está respondendo como Assessora Especial da direção, o interessante é que ao invés dela ter uma sala junto à gestão, ela não sai do setor de CCIH. Que Assessora Especial é essa?
O que impressiona a todos é que toda essa enrolação está debaixo do nariz da Comissão de Ética de Enfermagem do HRA, que pelos silêncio, considera a conduta dos nobres enfermeiros como normal, pois ainda não se pronunciou sobre o assunto. Ninguém acredita que a Comissão vá se posicionar, até porque se for de encontro decisão da gestão, perderá os benefícios que são dados a alguns dos membros, como por exemplo: o cumprimento de jornada de trabalho de 30 horas, conforme Lei nº 6.123/68 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de Pernambuco), tem gente descumprindo a lei graças aos acordos de gabinete.
É lamentável que um hospital da grandeza do HRA viva num sistema de conchavos nunca visto antes na história da unidade, o que mais deixa as pessoas bestificadas é que o desrespeito aos princípios administrativos, até parece que essa gestão gosta de tudo que é “imoral, ilegal e engorda”.
Fonte: A Hora da Renovação

terça-feira, 21 de julho de 2015

MPPE convida blogueiro para esclarecer artigo publicado no último dia 10/07



Na última quinta-feira (16) o blogueiro Roberto Marinho, foi convidado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do Ofício nº 506/2015 da 4º Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru (PJDC), a comparecer na tarde de segunda-feira (20) na sua sede que fica no bairro Maurício de Nassau em Caruaru, para prestar esclarecimento sobre a matéria intitulada: “HRA - A atuação do MPPE em fazervaler a lei esbarra na falta de interesse político” e apresentar documentos que comprovassem as informações publicizadas no blog.
Antes do início da oitiva, o blogueiro Roberto Marinho, administrador e proprietário do blog A Hora da Renovação, protocolou junto a secretaria da mesma promotoria, um documento com todo esclarecimento referente ao citado artigo, inclusive com material anexo onde foi fundamentada a edição o texto que deu origem a citada matéria.
Na reunião com o titular da 4ª PJDC, Dr. Paulo Augusto de Freitas Oliveira, além da pauta previamente agendada, o representante do MPPE fez inclusão de outros temas, que foi de imediato contestado pelo convidado, porém sem êxito, pois ficou imposta a pauta extra.
O que mais intrigou o blogueiro foi o tema sobre sua condição funcional de servidor do Hospital Regional do Agreste (HRA), pois não era o caso em questão, mas a promotoria fez questão de abordar o assunto e questionou a atuação do blogueiro nas dependências do hospital, a abordagem fez parecer que o nobre promotor estivesse querendo enquadrá-lo a algumas das proibições estabelecidas na Lei nº 6.123/68 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de Pernambuco).
A visita dos vereadores de Caruaru ao HRA, também foi um dos temas que foi abordado, a promotoria quis saber quem convidou o blogueiro a compor a comissão dos parlamentares e questionou se o mesmo obteve autorização das chefias para entrar nos setores e registrar imagens, o blogueiro informou que não formalizou nenhum pedido nesse sentido e que a visita estava sendo acompanhada por uma representante da gestão do HRA e da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) e por nenhum momento foi advertido ou sofreu qualquer restrição por parte dos gestores presentes.
No final da reunião, após a assinatura do Termo de Declarações, o blogueiro se colocou a disposição da promotoria e agradeceu pelo convite e ainda declarou que o blog estará sempre aberto para que a promotoria, caso queira, posso fazer uso do mesmo para noticiar suas ações.
Conclusão
No geral a oitiva do blogueiro serviu apenas para esclarecer a prática exercida pelo mesmo e como são obtidas as informações que são publicadas no seu blog A Hora da Renovação, pois alguns dos artigos publicados, às vezes parecem ser de cunho pessoal, quando na verdade são apenas críticas direcionadas a pessoas públicas, representantes de instituições e entidades.
Qualquer pessoa que exerça cargo na administração pública dos três poderes constituídos, pela natureza de sua função, está sujeita tanto a críticas quanto a elogios, pois estamos num estado democrático de direito e com a liberdade de expressão garantida pela Constituição Federal de 1988.
O blog continuará com a sua linha editorial crítica doa em quem doer, pois tem prestado um serviço de utilidade pública a toda sociedade, de informar tudo que acontece nos bastidores da saúde no Estado, em especial, no HRA, por ser a maior a emergência pública do interior de Pernambuco, como também, por oferecer uma das piores assistências aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
É possível mudar o quadro de caos que vive a saúde em Pernambuco, a receita é muito simples, vontade política.
Fonte: A Hora da Renovação