terça-feira, 21 de julho de 2015

MPPE convida blogueiro para esclarecer artigo publicado no último dia 10/07



Na última quinta-feira (16) o blogueiro Roberto Marinho, foi convidado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do Ofício nº 506/2015 da 4º Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru (PJDC), a comparecer na tarde de segunda-feira (20) na sua sede que fica no bairro Maurício de Nassau em Caruaru, para prestar esclarecimento sobre a matéria intitulada: “HRA - A atuação do MPPE em fazervaler a lei esbarra na falta de interesse político” e apresentar documentos que comprovassem as informações publicizadas no blog.
Antes do início da oitiva, o blogueiro Roberto Marinho, administrador e proprietário do blog A Hora da Renovação, protocolou junto a secretaria da mesma promotoria, um documento com todo esclarecimento referente ao citado artigo, inclusive com material anexo onde foi fundamentada a edição o texto que deu origem a citada matéria.
Na reunião com o titular da 4ª PJDC, Dr. Paulo Augusto de Freitas Oliveira, além da pauta previamente agendada, o representante do MPPE fez inclusão de outros temas, que foi de imediato contestado pelo convidado, porém sem êxito, pois ficou imposta a pauta extra.
O que mais intrigou o blogueiro foi o tema sobre sua condição funcional de servidor do Hospital Regional do Agreste (HRA), pois não era o caso em questão, mas a promotoria fez questão de abordar o assunto e questionou a atuação do blogueiro nas dependências do hospital, a abordagem fez parecer que o nobre promotor estivesse querendo enquadrá-lo a algumas das proibições estabelecidas na Lei nº 6.123/68 (Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de Pernambuco).
A visita dos vereadores de Caruaru ao HRA, também foi um dos temas que foi abordado, a promotoria quis saber quem convidou o blogueiro a compor a comissão dos parlamentares e questionou se o mesmo obteve autorização das chefias para entrar nos setores e registrar imagens, o blogueiro informou que não formalizou nenhum pedido nesse sentido e que a visita estava sendo acompanhada por uma representante da gestão do HRA e da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) e por nenhum momento foi advertido ou sofreu qualquer restrição por parte dos gestores presentes.
No final da reunião, após a assinatura do Termo de Declarações, o blogueiro se colocou a disposição da promotoria e agradeceu pelo convite e ainda declarou que o blog estará sempre aberto para que a promotoria, caso queira, posso fazer uso do mesmo para noticiar suas ações.
Conclusão
No geral a oitiva do blogueiro serviu apenas para esclarecer a prática exercida pelo mesmo e como são obtidas as informações que são publicadas no seu blog A Hora da Renovação, pois alguns dos artigos publicados, às vezes parecem ser de cunho pessoal, quando na verdade são apenas críticas direcionadas a pessoas públicas, representantes de instituições e entidades.
Qualquer pessoa que exerça cargo na administração pública dos três poderes constituídos, pela natureza de sua função, está sujeita tanto a críticas quanto a elogios, pois estamos num estado democrático de direito e com a liberdade de expressão garantida pela Constituição Federal de 1988.
O blog continuará com a sua linha editorial crítica doa em quem doer, pois tem prestado um serviço de utilidade pública a toda sociedade, de informar tudo que acontece nos bastidores da saúde no Estado, em especial, no HRA, por ser a maior a emergência pública do interior de Pernambuco, como também, por oferecer uma das piores assistências aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
É possível mudar o quadro de caos que vive a saúde em Pernambuco, a receita é muito simples, vontade política.
Fonte: A Hora da Renovação

Nenhum comentário:

Postar um comentário