A Assessoria de Comunicação do Hospital
Metre Vitalino (HMV) enviou uma Nota de Esclarecimento para a redação do blog,
tendo como objetivo e informar aos leitores que a direção daquele nosocômio cumpre
todas as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS). Vejam na íntegra o
texto da Nota:
O Hospital
Mestre Vitalino (HMV) esclarece que tem atendimento humanizado para todos os
seus pacientes internos e acompanhantes e que obedece, integralmente, a Politica Nacional de Humanização do SUS e presta
atendimento humanizado a todos os seus pacientes internos e acompanhantes. Esta
política de humanização foi implantada, desde que ele foi inaugurado, em junho
do ano passado. Durante esse período, já passaram pelo hospital mais de 20 mil
pessoas (entre pacientes, acompanhantes e visitantes) e o índice de satisfação,
de acordo com pesquisas internas, é de 96% de aprovação.
Algumas medidas, em relação à segurança e
aos acompanhamentos, são tomadas para garantir a eficácia do tratamento do
paciente. Elas foram devidamente esclarecidas e acatadas pelo Promotor Paulo
Augusto Oliveira.
Vale destacar que o HMV, por ser uma
unidade pública, nunca esteve de portas fechadas. O Hospital é regulado pela
Central de Regulação de Leitos do Estado e tem um perfil diferenciado, dentro
da rede de saúde do Agreste, sendo destinado aos pacientes em estado grave.
Atualmente são 182 leitos, divididos nas especialidades de clínica médica,
pediatria, oncologia e neurologia, além de urgência/emergência e UTI adulto e
pediátrica.
Outro fato importante de se destacar é que,
durante os dez meses de atividades do Hospital Mestre Vitalino, milhares de casos
de saúde da população foram tratados de forma eficaz e com o mais alto padrão
de qualidade, dentre estes, os esforços desprendidos por todas as equipes nos
atendimentos pediátricos de alta complexidade, apresentando grande
resolubilidade nestas assistências médicas. Esforços que também possibilitaram
a abertura da UTI pediátrica, unidade padrão de referência até para os serviços
privados de saúde de Caruaru e que tanto fazia falta às crianças do Agreste de
Pernambuco.
Aproveita-se a oportunidade para informar
que o HMV dispõe de serviço de Ouvidoria que é o canal de comunicação para
fortalecer o relacionamento da unidade com os usuários, seja ele paciente,
acompanhante, funcionário ou voluntário. A população pode ligar para o telefone
3725-7808, ou enviar email para ouvidoria_hmv@doefav.com, além de poder
preencher um formulário de satisfação dos serviços que fica disponível nas
recepções da unidade.
A Administração do HMV está sempre atenta a
qualquer demanda ou melhoria dos serviços e trabalha incansavelmente na busca
da satisfação do povo pernambucano.
ASCOM-HMV
Comentários
do Roberto Marinho
Ao ler a Nota de Esclarecimento do HMV
enviada a nossa redação, ela não me acrescentou nada ao que já é do
conhecimento de todos na área de saúde, mas o que achei interessante no texto
foi a sagacidade do autor dizer: "Vale destacar que o HMV, por ser uma unidade
pública, nunca esteve de portas fechadas. O Hospital é regulado pela Central de
Regulação de Leitos do Estado...". Em outra palavras, a unidade não
recebe pacientes que não sejam regulados pela central de leitos.
O HMV foi inaugurado o ano passado com a
promessa do Governo do Estado, que a nova unidade de saúde acabaria com a
superlotação da maior emergência de traumas do interior pernambucano, mas o
Hospital Regional do Agreste (HRA), mesmo depois da abertura do HMV, continua
atendendo sozinho toda a demanda espontânea e regulada de pacientes vindos dos
32 municípios abrangidos pela quarta Gerência Regional de Saúde (IV-GERES),
isso sem falar dos pacientes vindos de outras regiões.
Há uma insatisfação generalizada da
população de Caruaru e região, que chama o HMV de Grande Elefante Branco do
governo Eduardo Campos.
Até quando os usuários do Sistema Único de
Saúde (SUS) vão ter que esperar para serem tratados com respeito e dignidade
por aqueles que se dizem representar o povo.
Fonte: A Hora da Renovação
A palavra é: Auditoria. Quais são os índices da gestão hospitalar? Onde estão publicados? Quais os profissionais que atuam e quais vínculos(cnes esclarece algumas coisas). Quais são os repasses e onde são aplicados? Se é um órgão público, onde está a transparência? Quem é o responsável pelo seguimento da supervisão da ministração? Secretaria de saúde? CREMEPE? Onde está o relatório com os respectivos valores e dados? O TCU está acompanhando?
ResponderExcluirA palavra é: Auditoria. Quais são os índices da gestão hospitalar? Onde estão publicados? Quais os profissionais que atuam e quais vínculos(cnes esclarece algumas coisas). Quais são os repasses e onde são aplicados? Se é um órgão público, onde está a transparência? Quem é o responsável pelo seguimento da supervisão da ministração? Secretaria de saúde? CREMEPE? Onde está o relatório com os respectivos valores e dados? O TCU está acompanhando?
ResponderExcluir