quinta-feira, 16 de abril de 2015

HRA - Conselho Gestor terá audiência no MPPE para tratar dos problemas do hospital

O Conselho Gestor do Hospital Regional do Agreste (HRA) se reunirá nesta quinta-feira (16) com o titular da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru, Dr. Paulo Augusto de Freitas Oliveira, para alinhar alguns pontos pendentes nas demandas protocoladas naquele órgão que gerou Inquérito Civil (IC) Termos de Ajustamento de Conduta (TAC).

Em 2012, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação, publicada em Diário Oficial, denunciando o HRA por não prestar atendimento adequado à população e com quantidade insuficiente de leitos, superlotação, ausência de profissionais e falta de higiene.
Outro problema apontado relacionado foi a falta de médico especialista em vários plantões. Na época a direção do hospital esclareceu que estes profissionais eram faltosos e que alguns abandonavam os seus plantões. A promotoria recomendou que a Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) afastasse os tais médicos.
Na mesma recomendação a promotoria pediu que a SES/PE demitisse os profissionais que exerciam atividades no HRA, sem vínculo empregatício, os chamando empenhos, pois considerou a ilegalidade como prática de tráfico de influência, apadrinhamento político e corrupção. Porém, a direção em desrespeito a decisão do MPPE, continua mantendo em diversos setores da unidade, profissionais clandestinos.
Diante destes graves problemas, ainda tem o esquema de cobrança de propina a pacientes para terem acesso mais rápido a cirurgias e exames de alta complexidade, fato este que vem sendo divulgado amplamente pela imprensa, inclusive a demanda é de conhecimento do próprio MPPE e que até agora não teve o desfecho final.
A reunião de hoje a tarde, promete e se espera que alguma solução seja encontrada para que as recomendações da promotoria sejam respeitadas, caso contrário, a sociedade vai ficar desassistida por um órgão que deveria fazer cumprir os ditames da lei.

Fonte: A Hora da Renovação

Nenhum comentário:

Postar um comentário