sexta-feira, 14 de agosto de 2015

CRF/PE e SINFARPE denuciam a precariedade no sistema de assistência farmacêutica nas unidade da rede estadual de saúde



O Conselho Regional de Farmácia (CRF/PE) e o Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco (SINFARPE) fizeram um levantamento na rede de saúde do Estado e criaram um dossiê com a situação em um relatório de 40 páginas. Em dois meses, equipes destas entidades percorreram 72 unidades de saúde pernambucanas e concluíram: o sistema de assistência farmacêutica apresenta falhas graves. 
Os resultados do levantamento indicam que o controle de estoque acontece de forma inadequada em consequência de problemas de distribuição, sistemas de informática conflituosos e um déficit de profissionais adequados. São apenas 208 farmacêuticos trabalhando na rede de saúde pesquisada, 30% do que seria ideal, de 700 profissionais. Ainda de acordo com o levantamento, 60% do volume de medicamentos que deveriam ser cedidos pelo Estado estariam em falta.
Há denúncias, também, de má aplicação dos recursos financeiros destinados à compra de medicamentos. O relatório vai ser entregue ao Conselho Estadual de Saúde e ao Ministério Público com a intenção de que medidas imediatas sejam adotadas. 
O drama de pacientes que precisam de remédios na rede pública está sendo mostrado na TV Jornal desde fevereiro. Medicações para o tratamento de doenças raras e outras graves estão em falta. No início do último mês de julho, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, que fica na área central do Recife, chegou a suspender o atendimento oncológico por conta do problema.
Fonte: TV Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário