segunda-feira, 17 de agosto de 2015

SES/PE considera exitosa experiência com organizações sociais

Embora exista uma decisão do Conselho Estadual de Saúde para o cancelamento dos contratos com organizações sociais, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) considera a experiência da terceirização exitosa. Essa análise positiva do modelo de gestão da saúde que Pernambuco começou a experimentar a partir de 2010, em paralelo à administração direta, foi mais uma vez externada na última terça-feira (11) pela secretária-executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota, em entrevista coletiva em Caruaru, por ocasião da desistência da Fundação Altino Ventura em se manter na administração do hospital inaugurado em 2014, Mestre Vitalino. Na ocasião, ela garantiu que o estabelecimento vai continuar atendendo a população e disse que o Estado está recomendando à futura gestora do serviço, uma nova OSS em seleção, que aproveite os mais de 700 funcionários da Altino Ventura, em aviso prévio.
Em junho de 2015, quando completou um ano de atividade, o HMV divulgou ter realizado mais de 12 mil atendimentos em urgência e emergência para usuários de 53 municípios, além de atender as demandas de outras áreas do Estado de Pernambuco. Operava com 62% da capacidade total de 302 leitos. Na ocasião havia 186 leitos em funcionamento, sendo 40 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 25 de neurologia, 19 de oncologia, 22 de pediatria, 31 de clínica médica e 39 de urgência e emergência. Confira a nota divulgada pela SES e a entrevista com a secretária Cristina Mota.
NOTA DE ESCLARECIMENTO/ HOSPITAL MESTRE VITALINO
Diante da decisão da Fundação Altino Ventura em rescindir o contrato de gestão do Hospital Mestre Vitalino, localizado em Caruaru, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que já está tomando todas as providências legais e administrativas para assegurar o funcionamento do Hospital e garantir a assistência aos pacientes.
Nesta terça-feira (11/08), uma equipe técnica da SES está na unidade com o intuito de discutir a transferência da gestão, estabelecendo um plano de ação, responsável e transparente, com foco na continuidade da assistência aos usuários do SUS. A Secretaria, inclusive, já deu início ao processo administrativo para realização da seleção pública que vai escolher uma nova Organização Social que vai gerir o Hospital.
A SES ressalta, por fim, que, mesmo diante do quadro de crise econômica instalado no país, vem fazendo todos os esforços para honrar os pagamentos e está negociando, diretamente com a Fundação Altino Ventura, a quitação de todos os repasses.
Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário