segunda-feira, 3 de agosto de 2015

MPPE - Promotoria de Justiça determina que o HMV abra sua emergênca para atender pacientes





O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) através da 4º Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Caruaru (4ª-PJDC), preocupado com o fluxo de pacientes vindos de toda região em busca de atendimento de emergência, se reuniu com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) para emitir algumas recomendações com o objetivo melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
A 4ª-PJDC, depois de várias reuniões com a SES/PE, decidiu exigir urgentemente dos gestores do SUS mudança no atendimento nas unidades de saúde do município, como primeira medida adotada recomendou que os pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Leitos ao Hospital Mestre Vitalino (HMV), devem ser recebidos sem qualquer tipo de restrição, sob pena de ser caracterizado crime de omissão de socorro.
O MPPE/4ª PJDC, ainda ordenou através da recomendação, o funcionamento da emergência do HMV, pois a unidade só recebia pacientes encaminhados da Central de Regulação de Leitos do Estado (CRL/PE). A partir da recomendação o grande Elefante Branco, como ficou conhecido pela população, passa a atender as demandas espontâneas que chegam à unidade.
Ainda ficou definido pelo MPPE/4ª-PJDC que os pacientes atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que tenham relação com o perfil de atendimento de urgência e emergência do HMV devem ser recebidos pela unidade. O hospital adotará medidas para impedir a retenção de equipes médicas, macas e ambulâncias do SAMU sob pena de responder legalmente por eventuais problemas no atendimento.
Os hospitais particulares conveniados ao SUS não ficaram de fora, a recomendação também alcançou estes serviços. O MPPE/4ª-PJDC determinou que estas unidades de saúde cumpram o que está estabelecido nas Resolução nº 2.048/2002 do Ministério da Saúde (MS).
*Com Informações do site do MPPE
Comentários do Roberto Marinho
Ao que tudo indica, surge uma luz no fim do túnel na saúde em Caruaru, finalmente, depois de várias das críticas vindas de toda a imprensa, o MPPE resolve agir de forma enérgica para com os responsáveis pelo funcionamento do SUS. Estava mais do que na hora desse órgão guardião da lei fazer valer o direito constitucional, que estabelece no art. 196:
Art. 196 - A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Aproveito a oportunidade para parabenizar ao Promotor de Justiça, Dr. Paulo Augusto Freitas de Oliveira, pela atuação a frente da MPPE/4ª-PJDC, pois como servidor público do Estado, ele não é isento de receber críticas quando se acredita que pouco tem feito para sanar os problemas na saúde, mas também ser elogiado quando exerce sua função com maestria em defesa dos direitos do cidadão.
Quero deixar bem claro que minha posição de crítico do sistema não limita as críticas, mas também sei reconhecer o valor de um trabalho bem feito, posso até ser desacerbado algumas vezes quando exponho minha indignação, mas nunca com a intenção de desmerecer o trabalho desenvolvido pela promotoria.
Obrigado ao titular da 4ª-PJDC por nos fazer sentir representados.
Fonte: A Hora da Renovação

Nenhum comentário:

Postar um comentário