quinta-feira, 13 de junho de 2013

A greve dos professores foi vitoriosa

Pela primeira vez, na história do Sinpro Pernambuco, os docentes mostraram para sociedade, que as reivindicações da categoria, vão além o reajuste salarial. Dessa vez a principal bandeira de luta foi valorização profissional com qualidade de vida.
A campanha salarial 2013 foi marcada por atividades criativas, como o passeio ciclístico, promovido pelo Sindicato, que saiu as ruas da cidade do Recife, expondo para a população, que o professor não tem tempo para convívio famíliar e lazer, pois tem sua vida privada invadida pelo excesso de trabalhos extraclasses. Conquistando o apoio e a simpatia da população.
“A nossa luta não foi apenas pelo aumento salarial, lutamos pela manutenção e ampliação de conquistas que garantisse aos professores boas condições de trabalho”, afirmou o coordenador geral do Sinpro Pernambuco, Jackson Bezerra.
Esse período também foi marcado por práticas antissindicais das instituições de ensino, que foram combatidas pelo Sindicato com ações jurídicas e de comunicação.
Os patrões tentaram enfraquecer o movimento dos professores propuseram a retirada de direitos históricos já conquistados.  A categoria não permitiu que os frutos de anos de luta e  mobilizações fossem retirados da Convenção Coletiva de Trabalho.
Uma grande conquista foi a cláusula que trata do adicional de pesquisa e correção de provas.  Nesta, uma grande injustiça foi corrigida. Os donos de escolas passaram a reconhecer como legítimo o pagamento do trabalho extraclasse.  Esse adicional obrigatório será de 8,5% mensalmente sobre os salários dos docentes, inclusive sobre o 13°.
A busca pela equiparação dos pisos salariais dos professores da educação básica (Educação Infantil ao Nível Médio) tem sido uma luta constante para a diretoria do Sinpro Pernambuco.  A aproximação dos pisos deste segmento também foi um grande avanço, seguindo a tendência dos últimos.   Os educadores obtiveram um reajuste de 12% para o nível 1 e 9% para o nível  2. Já os professores que ganham acima do piso receberam 8,22% .
Para o Sinpro Pernambuco essa é uma vitória política, com ganhos econômicos estruturais. A luta é permanente… A categoria continua unida e fortalecida!
“ Mostramos para os patrões que nossa pauta é diferente, o nosso foco é a regulamentação, valorização do professor no setor privado de ensino e melhores condições de trabalho para nossa categoria”, afirmou o coordenador 
A greve
O movimento grevista durou sete dias. Cerca de 75% das escolas privadas de Pernambuco tiveram suas atividades paralisadas,  afetando 300 mil alunos .

Fonte: Simpro/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário