terça-feira, 11 de junho de 2013

Metroviários decretam greve, mas metrô segue funcionando normalmente até quinta

Apesar dos metroviários e ferroviários estarem em paralisação, decretada na noite da última terça-feira (11), o metrô continua funcionando normalmente até a próxima quinta-feira (13), quando os funcionários se reúnem em assembleia, às 18h, para decidir se entram em greve por tempo indeterminado. No próximo domingo (16), começarão os jogos da Copa das Confederações e o metrô é o principal meio de transporte para os torcedores chegarem à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR)..
No entanto, a deliberação ainda poderá ser cancelada em virtude de que nos próximos dias devem acontecer rodadas de negociação entre os representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro- PE). O último encontro entre as duas categorias aconteceu no final do mês passado. Na ocasião foi oferecido pela classe patronal um reajuste de 2,02%, mas a categoria quer 10%.
Outras reivindicações na pauta do movimento grevista são um plano de saúde que atenda a todos os funcionários, já que, atualmente, cerca de 25% deles não podem pagar o benefício; abertura de concurso público, pois existe um déficit de 150 pessoas em diferentes funções, como, por exemplo, agentes de estação; e melhorias estruturais nas estações tanto para os usuários, quanto para os funcionários. “A greve é nosso último recurso. Há 30 anos que a nossa data base, ou seja, nossas negociações acontecem neste período. Infelizmente coincidiu em ser próximo ao início dos jogos”, justificou o diretor de Comunicação do Sindmetro, Levi Arruda
Na próxima quinta, às 18h, uma assembleia está marcada para avaliar o resultado das reuniões. Caso os trabalhadores aceitem a contra-proposta da CBTU, a greve será cancelada. Circulam diariamente pelo metrô, aproximadamente, 300 mil usuários. 

Fonte: Folha/PE

Um comentário:

  1. fazer o q né? paga logo esse aumentos q eles querem pois tamos se ferrando aki,sem metro poxa

    ResponderExcluir