quarta-feira, 10 de julho de 2013

Com estoque baixo, Hemope pede ajuda

Com queda de 33% na quantidade de coletas de sangue, a Fundação Hemope pede a ajuda da população para repor o estoque e continuar ajudando pacientes. A Fundação está com apenas 10% da capacidade. A média de coletas diárias é de 300 doações, mas nos primeiros dias de julho o número caiu para 200.
“A queda é significativa, comprometendo o estoque de sangue e nos fazendo priorizar o atendimento das urgências”, explica a diretora do setor de Hemoterapia, Elizabeth Vilar.
Segundo a supervisora da captação de doadores, Josinete Gomes, a baixa é decorrente da semana atípica que a cidade enfrentou no início do mês. “Tivemos uma semana de paralisação devido à greve dos motoristas, combinada com fortes chuvas. Tudo aconteceu no mesmo período. Com isso, a frequência no Hemope sofreu redução”, explica.
Outra preocupação é a proximidade do feriado de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, na próxima terça-feira (16). “A situação é crítica e precisamos, com urgência, repor os estoques, daí a necessidade dessa convocação. A necessidade é para todos os tipos sanguíneos. Doadores e não doadores podem ajudar”, acrescenta Josinete Gomes.
Para aqueles que farão o procedimento pela primeira vez, ela explica que é importante ir alimentado e não consumir bebida alcoólica 24 horas antes da doação. “Precisamos restabelecer os estoques ainda esta semana”, afirma a supervisora de captação. O ideal é que passem pelo local diariamente entre 500 e 600 pessoas.
A Fundação Hemope está localizada na Rua Joaquim Nabuco, 171, Graças, em frente ao Hospital Santa Joana. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados.
Para fazer a doação, o interessado precisa ter entre 16 e 67 anos, peso mínimo de 50 quilos e levar documento de identificação com foto.
Menores de idade devem estar na companhia dos pais ou responsáveis. Mulheres não podem doar, se estiverem grávidas ou em fase de amamentação. Também é possível agendar a doação, basta ligar para o telefone 0800.081.1535.

Fonte: JC Oline

Nenhum comentário:

Postar um comentário