terça-feira, 23 de julho de 2013

Navio da USP realiza pesquisa sobre transporte de carbono na costa pernambucana junto com a UFPE

O novo navio oceanográfico do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), o Alpha Delphini, está ancorado no Porto do Recife desde o último dia 17. O navio faz seu primeiro cruzeiro oceanográfico de pesquisa, que está sendo realizado em parceria com pesquisadores do Departamento de Oceanografia do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A embarcação foi construída no estaleiro Inace, em Fortaleza, e foi batizado em 24 de junho deste ano.
Intitulada Transporte de Carbono na Região Costeira do Estado de Pernambuco (CaReCos), a pesquisa objetiva “compreender o papel da dinâmica oceânica do carbono na região costeira do litoral de Pernambuco (Região Metropolitana de Recife – foz do rio Capibaribe e bancos de algas calcárias no litoral norte) e um ponto controle na região oceânica adjacente (Arquipélago de Fernando de Noronha), determinando os teores de carbono transportados pela pluma do rio Capibaribe e afluentes, sua interação com os produtores primários e secundários e suas variações espaciais e sazonais, no sentido de se verificar a presença de áreas que apresentem processos de acidificação marinha”. O trabalho tem recursos do Edital Mudanças Climáticas Fapesp/Facepe.
A primeira fase da pesquisa ocorreu de quinta-feira (18) até a segunda (22) na região adjacente ao Porto do Recife, Olinda e Itamaracá, onde foram coletadas amostras de água e sedimentos de fundo em 12 pontos. A segunda fase do cruzeiro será iniciada nesta quarta-feira (24) em Fernando de Noronha, com coletas na quinta (25) e sexta (26). 
O navio deve retornar ao Porto do Recife no próximo domingo (28). O trabalho é coordenado pelos professores Manuel de J. Flores Montes, da UFPE, e Elisabete Braga, da USP.

Fonte: UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário