terça-feira, 28 de maio de 2013

Residentes do Hospital Owaldo Cruz fazem protesto

Os estudantes de medicina e residentes da Universidade de Pernambuco (UPE) realizaram na tarde da última quinta-feira (23) uma paralisação com o objetivo de cobrar a recuperação do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) prometida pelo Governo do Estado. O ato aconteceu às 15h, na frente da reitoria da instituição, na Agamenon Magalhães, próximo à Praça Alberto Pinto.
Segundo o presidente da Associação Pernambucana de Médicos Residentes (PMR), Carlos Tadeu, o governo prometeu em novembro de 2012, na ocasião de outra manifestação dos estudantes, R$ 21 milhões para a reestruturação do hospital. "Mas até agora, apenas a mudança da gestão do hospital foi realizada. Iremos entregar durante esta tarde ainda um projeto à universidade de mudanças para a unidade", disse Tadeu. 
Além das melhorias infraestruturais, os residentes do Oswaldo Cruz reivindicam por contratação dos médicos através de concurso público e aumento no número de enfermeiros e técnicos de enfermagem. No total, são 180 residentes no hospital, dividos em 17 programas médicos, que vão desde cirurgia à pediatria.
"Vamos cobrar hoje por um posicionamento do Governo do Estado e por prazos", ressaltou Tadeu. "A residência está em diligência e corre o risco de fechar se nada for alterado." As atividades hospitalares estão sendo antecipadas para esta manhã para que os estudantes possam comparecer à paraliação e o atendimento aos pacientes desta tarde não será prejudicado.

Fonte: JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário